O saneamento básico é um direito de todos assegurado pela constituição, um serviço que está diretamente ligado a saúde, qualidade de vida e bem estar da sociedade. Infelizmente a falta deste serviço fundamental é um problema que afeta todas as regiões do Brasil, grande parte da população não tem acesso a água tratada e nem esgotamento sanitário por rede coletora, mas em Canaã dos Carajás, município localizado no sudeste do Pará, está triste realidade está sendo transformada.
Segundo o censo do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até o ano 2000 a população do município não passava de 11 mil habitantes, destes quase 70% moravam na zona rural, e os que moravam na cidade usavam água de poço e também não tinha acesso a saneamento básico. Com a implantação do projeto Sossego para exploração de minérios realizada pela Vale, esse número de habitantes rapidamente duplicou; milhares de pessoas migraram para a “terra prometida “em busca de oportunidades. Em contrapartida pelo empreendimento mineral e também pelos efeitos ocasionados pelo inchaço populacional a Vale realizou diversas obras na localidade, entre elas iniciou o serviço de saneamento e construção do reservatório de água, a barragem do Rio Verde, situado no Parque Veredas dos Carajás. Como estes serviços ficariam sob os cuidados do município, precisava ser definida a melhor solução de gerenciar e dar continuidade às obras iniciadas. Por meio de vários estudos, pesquisas e visitas técnicas, as três melhores propostas foram apresentadas na câmara municipal, sendo elas: autarquia, ser gerenciado pela COSANPA – Companhia de Saneamento do Pará ou terceirização do serviço. A autarquia municipal de direito público foi apontada como a opção mais viável para dar prosseguimento aos serviços de saneamento, tendo como seu primeiro diretor Carlos Aragão Genú.
Assim nasceu o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás, Ficando responsável pelo abastecimento público de água e pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Por meio da lei municipal nº : 061/2004. Que foi aprovada pelo legislativo e sancionada no dia 04 de junho de 2004.
No início os moradores ainda eram relutantes em pedir ligações de água nas residências, isso porque ainda ocorriam recorrentes problemas com falta de água e também este precioso liquido ainda não recebia o devido tratamento, os moradores reclamavam que a água encanada chegava nas casas um pouco amarelada. Mas com empenho, estudos e determinação este quadro mudou consideravelmente, já são quase 12 mil solicitações de ligação de água e mais de 5 mil de esgoto. O SAAE atende mais de 60 localidades entre bairros e vilas, todas estão sendo contempladas com instalação das redes de água e esgoto em todo setor, um marco na história do município.
São grandes os avanços no serviço de água potável e coleta de esgoto, a ETA – Estação de tratamento de água, trata aproximadamente 200 m³ /h, seguindo por gravidade para reservatório de armazenamento e distribuição final para a população. Além desta captação o SAAE têm mais de 45 poços artesianos com tratamento in loco por meio de cloração móveis. Os poços tubulares auxiliam o abastecimento dos reservatórios de distribuição de água tanto para as residências dos bairros novos como para atender os moradores das vilas do município.
Quanto ao sistema de tratamento de esgoto, o mesmo contém uma estação de tratamento convencional. Canaã dos Carajás têm a ETE central, localizada na região da micro bacia do côco, a ETE maior e também a ETE menor, estas duas últimas contempla os moradores do bairro Residencial Canaã.
Além de se preocupar com a população em oferecer serviço de qualidade, ágio e eficaz; o SAAE Canaã também se preocupa com o seu quadro de funcionários e colaboradores, os servidores recebem treinamento e infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades, sempre sendo incentivados a trabalhar mantendo a segurança. O resultado são profissionais comprometidos, que tanto alcançam crescimento profissional como pessoal.
O objetivo do SAAE Canaã é levar 100% dos serviços de saneamento a população, alcançando reconhecimento por seu comprometimento e responsabilidade socioambiental. Para alcançar esses resultados a autarquia não mede esforços para inovar sua atuação no setor, ampliando a expansão da rede, investindo no atendimento e serviço de novas ligações. Visando garantir água potável e rede coletora de esgoto para todos do município. Outra grande meta é buscar soluções tecnológicas no tratamento de esgoto sem agredir tanto o meio ambiente. O tratamento dos dejetos de maneira eficaz ainda é o maior desafio de todos os municípios brasileiros. Por isso todas as atividades são desenvolvidas buscando prevenir e reduzir os riscos ambientais, conservar os recursos hídricos e promover ações socioambientais internas e externas.
SAAE Canaã, nova direção, novos rumos, juntos na valorização e uso racional da água.